O Evento itinerante de Marketing Digital e Vendas com foco em Inbound Marketing promovido pela Resultados Digitais, RD On the Road, aconteceu hoje em Goiânia e se você tava com a pauta cheia e o bolso vazio e não conseguiu ir ao evento a gente te conta o que teve.

  • Giovana Rebellatto – Inbound Marketing: o que você precisa saber para começar

Para iniciar o dia, Giovana Rebellatto explicou de maneira geral todas as etapas do Inbound Marketing para que toda a turma presente estivesse na mesma página. Basicamente, ela apresentou o conceito do termo que se baseia em atrair, converter e se relacionar com o seu público a fim de transformá-lo em um lead qualificado e possível cliente.

Para isso, ela demonstrou as etapas do funil de vendas atrair, converter, relacionar, vender.

Funil Inbound marketing

E como o inbound marketing atua em cada etapa oferencendo conteúdo relevante até entregar esse lead para o comercial.

 

  • Vitor Peçanha – Produção de Conteúdo

Para continuar com o tema, tivemos Vitor da Rocket Content para falar um pouco mais sobre as boas práticas de produção de conteúdo.

Algumas práticas como: o conteúdo tem que responder aos problemas e necessidades do público-alvo, devemos levantar as dúvidas frequentes dos clientes e respondê-las no conteúdo, apresentação de conteúdo relevando foram alguns destaques. Algumas práticas como criação de cronograma de conteúdo e definição de brand persona também são partes essenciais nas práticas de inbound marketing.

  • Alberto André – Dicas e Hacks de aquisição de trafego e Leads

Chegamos num ponto de grande discussão para os produtores de conteúdo em geral. O tal do conteúdo para SEO. Além de  dar dicas como a pesquisa de palavras-chave antes de iniciar um texto. A importância de definir uma palavra-chave central pro conteúdo, Alberto falou um pouco sobre como inserir práticas de SEO básicas como Títulos diferentes para usuário e para o mecanismo de busca e a importância de configurar o Google Analytics adequadamente.

Ele também deu muito destaque para o Link Building, tem pro Google tem uma relevância gigante na hora de rankear um conteúdo.

Por fim, para Alberto a mídia paga é essencial para completar o ciclo do marketing de conteúdo e só SEO não basta.

  • André Siqueira – Relacionamento com clientes atuais e em potencial

Para começar a tarde, André deu continuidade de forma um pouco mais aprofundada ao conteúdo antes ministrado pela Giovanna, mostrando como funcionam as etapas do relacionamento até que um acesso ao site se transforme em um lead e mostrando como o seu relacionamento com o seu cliente deve ser como um casamento e que é necessário várias etapas até que ele compre o seu produto.

 

  • Rafael Damasceno – Como criar páginas que transformam visitas em clientes

Rafael iniciou a tarde falando de CRO e mostrando como é possível fazer a otimização da sua taxa de conversão melhorando os conteúdos da sua marca. Algumas dicas de ouro dadas por ele:

  1. A decisão deve ser sempre baseada em dados: nada de achismos e feeling.
  2. Antes de começar a fazer você deve estudar, nada de começar o trabalho sem entender o público-alvo
  3. O Design não deve ser bonito, mas funcional
  4. A melhor otimização de um site é que o conteúdo seja relevante para o usuário
  5. Sempre faça testes AB

 

  • Kayuá Waszak – Pré-vendas: a importância da qualificação rica de leads para atingir resultados exatos

Fazendo muitas piadas e analogias com o Tinder, Kayuá mostrou como é necessária uma qualificação do lead através de ferramentas e como é importante entender o comportamento do cliente/lead para saber em qual estágio do funil ele está e como lidar com ele. Teve até participação de uma pessoa da platéia para mostrar como se qualifica o lead.

  • Lucia Haracemiv – Gerei leads. E agora? – Como estruturar um time de vendas de sucesso

Lucia chegou para trazer uma visão de outro ponto de contato para a geração de conversão, a equipe de vendas. Ela trouxe a sua experiência a frente de um grande varejista e hoje em uma empresa que faz consultoria e gestão para grandes players brasileiros que quais os processos devem ser observados ao se gerir uma equipe de vendas que são:

  • Processos
  • Tecnologia
  • Gestão
  • Pessoas

Ela mostrou como o marketing deve estar acompanhando todas as etapas do funil de vendas para entender o que aconteceu com os leads gerados e evidenciou que para melhorar a performance, seja numa micro ou numa mega empresa, é preciso ir até a célula da venda e analisar vendedor por vendedor.

Infelizmente não fiquei para a última palestra e pro chopp, mas vocês podem acompanhar todas as fotos do evento pela hashtag #RDontheroad.

Foi muito conteúdo e no fim valeu a pena aprender mais e rever vários amigos do mercado.