A Enredo consultoria em Branding, Inovação e Design, tem ajudado empresas de diversos setores em diferentes estados do Brasil e Exterior, criando estratégias de marcas que inspiram pessoas. Recentemente lançaram um projeto que promete revolucionar o consumo de vinhos no Brasil chamado: NAKEIT – Label Free. Fizemos uma entrevista ping pong com Ciro, Diretor da Enredo, para tirar algumas dúvidas a respeito do projeto e mostrar em primeira mão aqui no Publicitantes as novidades que a Enredo vem trazendo ao mercado.

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Como a Enredo iniciou o projeto desde o briefing e a concepção do produto?

No início do ano, na Enredo, recebemos um cliente que queria criar uma marca de vinhos para o público jovem. Até aí ótimo. Ficamos super empolgados com a ideia. O desafio de verdade surgiu no decorrer da nossa primeira reunião, quando entendemos melhor a sua ideia e o que precisávamos fazer de fato:

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• Criar uma marca para vinhos comercializados no formato Bag in Box.
• Ser percebido como um produto de qualidade, apesar de um formato ainda desconhecido no país.

• Evidenciar que o formato possui maior custo benefício frente ao modelo tradicional de garrafas.

• Ser uma marca relevante para o público jovem (20 – 40 anos).

Sabemos que a concepção de um projeto como esse exige muita pesquisa e análise do mercado, como foi feita a pesquisa a respeito desse mercado?

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Iniciamos uma pesquisa bem aprofundada sobre o universo dos vinhos, conversando com várias pessoas para entender como a bebida era percebida pelo jovem. Nos assustamos ao perceber que o consumo per capita de vinhos no Brasil é inferior a 2 litros.
Depois de muitas entrevistas, chegamos em uma conclusão: vinho é um negócio chato.
Muita sofisticação, complexidade no consumo, rituais e a difícil escolha de rótulos acabam afastando esse público.

Não acham que uma conclusão como essa a princípio não teria um efeito contrário ao cliente?

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Pensamos em como poderíamos quebrar o preconceito que existe sobre isso tudo e descomplicar o consumo. Desenvolvemos Nake-it, o vinho ‘Label Free’ que ironiza o preconceito, as regras e padrões impostos para tantas coisas nos dias de hoje. O projeto de embalagem reforça o processo de naming, convidando o consumidor a vivenciar, de forma literal, o propósito da marca: livre-se dos rótulos.

Por quê Naked it?

Uma metáfora para traduzir tudo aquilo que Nake-it acredita, colocando as pessoas como principais protagonistas dessa nova experiência de consumo.

O projeto inicialmente será financiado via crowdfunding?

Exatamente, o Gustavo Correia, que é o empreendedor da história, resolveu colocar a ideia de pé através de um crowdfunding e para isso ele usou a plataforma kickante.

Você pode conhecer o projeto através do link abaixo:

http://www.kickante.com.br/campanhas/nakeit-label-free

Além disso o projeto foi premiado em Portugal, acompanhe tudo o que rolou na premiação aqui