Texto enviado pelo leitor Thomas Eric Horácio.

R$ 500 milhões em menos de um mês! Esses são os números feitos pelo jogo Pokemon GO!divulgados pela Sensor Tower. Essa mesma empresa divulgou que o jogo já é mais usado nos celulares e tablets da Apple do que o aplicativo do Facebook (dados dos EUA). Mas o que isso significa? Será que temos algo de sucesso estrondoso que mudará para sempre o nosso estilo de vida?

Primeiro, vamos pensar em exemplos passados de grandes sucessos semelhantes ao Pokemon GO!
Você já teve um tamagotchi ou bichinho virtual? Lançado em 1996 ele fez sucesso mundial e também causou espanto pela dedicação dos que o jogavam. Outros fenômenos de jogos do tipo MMORPG (World of Warcraft entre muitos outros) já causaram até morte por causa de tamanho vício de seus jogadores! E o Candy Crush? Também fez e ainda faz sucesso, trazendo muito lucro para os seus criadores.

Mas Pokemon GO! foi uma sacada de mestre, porque usa duas coisas distintas mas que funcionam muito bem: uma novidade com algo antigo. Temos a realidade aumentada que chama atenção dos mais jovens (aqueles que talvez nunca assistiram ou jogaram Pokemon) e temos também o fator nostalgia para os mais velhos (onde o jogo traz o sonho de infância de muitos marmanjos de 20 – 40 anos para a realidade). E quando algo consegue alcançar uma fatia de mercado maior, a chances disso fazer sucesso aumentam muito!

Realmente, o “efeito” Pokemon GO! é enorme e tem chances de durar um bom tempo. Por isso, é bom se acostumar com a ideia de parques cheios de pessoas atrás deles, acidentes de trânsito ao tentar captura-los e vários assaltos em Pokestops. Mas fique tranquilo, daqui algum tempo vamos melhorar e ver que estamos exagerando ao dar tamanha atenção á uma diversão. E assim, o sucesso desse jogo diminua para níveis normais e aceitáveis. Ou não.

leitor