Vou começar respondendo essa pergunta: Depois da última atualização do WhatsApp , sinto lhes dizer, mas eu acho  que sim, o e-mail está ficando com os dias contados.

No fim de 2014, assim que o Google lançou o Inbox, aplicativo que organiza o gmail, imediatamente me veio a questão: Será que estamos caminhando para o fim do e-mail? Então você amigo leitor retruca: como assim não vai existir mais caixa de email? Você bebeu? Impossível! Pois é, mas se analisarmos friamente o mercado, veremos que não é tão impossível assim, alias, foi isso que falaram das cartas e telegramas quando o e-mail surgiu.

Não podemos negar que o e-mail ainda tem grande importância no funcionamento das empresas e porque não dizer no funcionamento do mundo, até porque sua conta de e-mail já passou até a fazer parte da sua lista de documentos e alguns serviços necessitam dele para funcionar. Mas com o passar dos anos o email foi perdendo funcionalidades e com o boom do móbile, ele praticamente passou a servir só para cadastros em sites e logins de acesso em outros.

Num passado próximo, você utilizava o e-mail para se comunicar de forma geral usando-o para enviar um recado a um amigo, uma propaganda através de um e-mail marketing , para enviar as fotos das férias para a família ou talvez um documento ou uma proposta para um cliente  por exemplo. Mas vamos pontuar essas utilidades do e-mail:

  • Recado para um amigo: Hoje utilizamos o WhatsApp para fazer isso.
  • Propaganda: Temos o Facebook Ads, LinkedIn Ads, Adwords, extremamente segmentado para a entrega de sua campanha.
  • Fotos das Férias para a família: Quem manda foto por email? Ou você posta nas suas redes sociais (Instagram, Facebook, etc) ou manda por WhatsApp ou até Skype.
  • Enviar um documento ou uma proposta para um cliente: Bingo!

Esse último era o que faltava.Todas as pessoas com quem comentei no passado sobre a minha “previsão” foram unânimes com respeito aos documentos. Até então nenhuma plataforma fazia isso, mas agora a equipe do nosso tão amado Zukin colocou esta funcionalidade no aplicativo WhatsApp, apontando uma arma para a cabeça das contas de email.

Agora com tudo isso, a pergunta que não quer calar: Utilizar o e-mail pra que?

Temos que pensar rápido, pois muitos profissionais do marketing digital dizem que o maior capital pra quem trabalha no meio é o seu mailing, portanto muitas ações online são baseadas nas recompensas digitais, onde eu troco um produto digital (e-book, vídeo, infográfico, dicas, etc) pelo cadastro do seu e-mail por exemplo.

É melhor se mexer porque os emails do modo como conhecemos estão respirando por aparelhos, e sinto muito em dizer que eles, em breve, serão desligados.