Gosto sempre de dar destaque a pessoas que, de certa foram transformam o mercado e deixam um legado por onde passam e se tratando do mercado Goiano, bastante gente tem realizado grandes projetos e transformado essa área em expansão.

Começo hoje no Publicitantes um espaço chamado “Gente que se destaca”, frequentemente irei mostrar profissionais que iniciaram seu próprio negócio, projetos ou que se destacaram por uma ideia genial.

[quote_center]É fácil ter ideias, difícil é coloca-las em prática e pessoal para executá-las.[/quote_center]

Nessa primeira entrevista, conversamos com a Aline Fernandes, proprietária da Zelus Assessoria, ela nos conta um pouco sobre o mercado de Assessoria em Goiânia, além de falar um pouco sobre o projeto e a história da empresa.

 

 [quote_box_left]Como nasceu a Zelus Assessoria?[/quote_box_left]

Bem, eu estava inconformada com a comunicação em Goiás. Apesar de eu sempre ter paixão por tudo que eu fazia, não conseguia ver resultados. Eu tentava implantar no jornal e nas empresas que trabalhei o que eu tinha certeza que daria certo e que de alguma maneira geraria algum retorno pra alguém, ou para um grupo de pessoas. Mas NUNCA minha ideia era acolhida completamente, sempre parcialmente, e isso me deixava “agoniada”. Desde a faculdade eu tinha recebido algumas propostas de alguns colegas para montarmos uma empresa, mas eu sempre tinha medo, receio, enfim, ficar com o certo era mais estável para mim. Foi quando um dia uma amiga e jornalista também me fez a proposta e eu já cansada aceitei. Fui deixando os lugares que eu trabalhava e ela também. Começamos um curso no Sebrae e fomos aos poucos dando vida a Zelus.

Fomos surpreendidas nos primeiros meses, porque em menos de 3 meses já tínhamos 5 clientes, daí começaram os problemas, contratações e divergências. Daí acabou que fiquei com o Zelus sozinha.

Outro fato que me surpreendeu bastante e até hoje me surpreende é que quando criei a Zelus eu não queria trabalhar APENAS com mídias digitais, meu foco, era comunicação interna, como jornal mural, jornal interno, enfim, comunicação empresarial, porque eu estava cansada de política e sair para as ruas para entrevistas. E TODOS, exatamente todos os clientes que chegaram e chegam na Zelus estão a procura da implantação da presença online de sua empresa dentro da assessoria. O que foi a surpresa mais gostosa que podia ter me acontecido até então porque tenho paixão por web.

 

[quote_box_left]Há quanto tempo você trabalha no mercado? Qual sua experiência?[/quote_box_left]

Me formei em 2007 em jornalismo e fiz pós graduação em Jornalismo Político. Sempre trabalhei em jornais e em política, participei de campanhas políticas majoritárias e no interior. Trabalhei em agências também.

 

[quote_box_left]Sabemos que o mercado Goiano está em ascensão, tanto de empresas como de novos clientes, como você vê o mercado Goiano daqui 5 anos?[/quote_box_left]

O mercado tá saturado com a mesmice, precisamos de inovação. A comunicação mudou e precisa ser readaptada. Mas inovação de acordo com o que nosso ambiente precisa. Por exemplo, vejo empresas oferecendo aplicativos, não que eu seja contra, mas o mercado goiano caminha mais lento, e ainda não são todos empresários que conseguem enxergar a necessidade de uma presença online para suas empresas, daí como vou oferecer um aplicativo? Alinhar tecnologia e comunicação é algo delicado e precisa ser feito com muita responsabilidade. Então eu vou devagar com meus clientes, começamos com um jornal impresso, partimos para a versão online e assim adiante. Seria meio que atropelar nossa cultura, e isso é a última coisa que eu quero.

 

[quote_box_left]Quais os projetos da Zelus Assessoria para o ano que vem?[/quote_box_left]

Quero que seja exatamente como foi este primeiro ano, com muita procura, muito trabalho, cursos, palestras e crescer sempre. Oferecendo o melhor e eficiente do que existe na comunicação para nossos clientes.

 

[quote_box_left]Quais os desafios que uma empresa de Assessoria tem? Não apenas no mercado Goiano mas no ambito nacional?[/quote_box_left]

Oferecer resultados aos clientes o mais rápido possível, rsrs. E como proprietária além de trabalhar preciso estar sempre me aperfeiçoando, acompanhando as tendências da comunicação e adaptando ao mercado goiano. O que não é nada fácil, mas como sou apaixonada pelo que faço, vira prazer.

Muitos dos meus amigos dizem: “Aline pára, descansa, chega”, mas na verdade nem vejo o tempo passar. Ficam me chamando de workaholic.

 

[quote_box_left]Quais os diferencias da Zelus Assessoria e como ela pode se destacar no mercado goiano?[/quote_box_left]

Exatamente o que eu estou dizendo desde o começo da entrevista. Adaptar as tendências da comunicação para o mercado goiano. O que poucas fazem. Com minha experiência percebi isso, não adianta oferecer algo que o cliente não está familiarizado, ele não irá ter confiança. É preciso ir com calma e cuidado, e aos poucos ir implantando o que o mercado pede.

 

[quote_box_left]Deixe uma mensagem para possíveis parceiros e estudantes que tem vontade entrar no mercado de assessoria.[/quote_box_left]

Assim como todas as profissões estude, se aperfeiçoe o máximo. Não sei se posso chamar de arrogância, sei lá, mas morro de medo de não dominar sobre um determinado assunto, rsrs. Então é ler e estudar sempre, sem parar.

 

Agradeço muito a vocês por esse espaço. E quero todos trabalhando na Zelus já!