Determinar a audiência de um produto ou serviço é sempre o primeiro passo para conseguir direcionar mais assertivamente seus recursos de marketing digital. Quanto menos genérica uma mensagem, mais chances ela tem de ser bem-sucedida em atingir seu público-alvo e para isso existem diversas estratégias que permitem conhecer melhor a audiência e o caminho trilhado do momento em que o usuário entra em contato com empresa até a realização da compra. Esse trajeto é conhecido como funil de marketing.

Para compreender melhor qual é a importância do funil de marketing para uma estratégia bem-sucedida de marketing digital é preciso conhecer suas fases e o que cada uma delas representa. Podemos considerar que é possível dividir o funil em:

  • Topo;
  • Meio;
  • Fundo.

Topo do funil

 

No topo do funil é quando o usuário tem o contato inicial com a sua empresa. Neste momento ele ainda não está interessado em fazer uma compra, mas esclarecer dúvidas relacionadas a algum problema ou oportunidade. Não é porque este usuário ainda não está interessado em uma compra que ele não é essencial para você, afinal, toda compra tem início no topo do funil de marketing, explicam as consultorias em marketing digital.

O que fazer? Neste momento então o objetivo não é apresentar ao usuário um conteúdo comercial ou que faça propaganda da sua empresa ou produto. Aqui a melhor estratégia a aplicar é ser informativo e relevante para esclarecer as dúvidas apresentadas pelo seu visitante. O interessante neste momento é se fazer ouvir pelo maior número de pessoas possíveis, por isso use mídias com grande alcance, como blogs, mídias sociais e outras.

Meio do funil

No meio do funil o objetivo deixa de ser alcançar o maior número de pessoas e passa a ser qualificar esse público convertendo visitantes em leads com o auxílio de páginas de destino e formulários. Nessa parte do funil, o usuário busca uma solução para o problema ou oportunidade identificado anteriormente.

O que fazer? Para ser relevante deve ser oferecido um conteúdo rico e informativo que busque esclarecer suas dúvidas e apontar sua oferta como a melhor, no entanto, ainda não se deve se apresentar comercialmente e sim didaticamente. Para converter esse visitante em lead, utilize formulários com ofertas relevantes para esclarecer as dúvidas sobre aquele tema, pode ser um e-book, whitepaper ou template, por exemplo.

Fundo do funil

Este momento é decisivo para efetivar uma venda e fazer com que o lead se torne um cliente. Aqui não basta mostrar a solução para um problema, mas apresentar seu produto ou serviço como a melhor opção para atender as expectativas daquele usuário.

O que fazer?Aqui você pode oferecer um conteúdo mais promocional e com ofertas que encaminhem seu usuário para uma compra, como um cupom, contato com um vendedor, webinar mostrando os benefícios do seu produto ou serviço.

Marketing Digital

O funil de marketing vai ajudar a compreender as fases de uma compra e possibilitar que as campanhas sejam mais direcionadas para cada uma delas, aumentando o sucesso das conversões. Uma consultoria de marketing digital pode ser uma oportunidade para que as empresas invistam nessa área e conheçam melhor as formas de aplicar as estratégias do funil de marketing.

 

Post Colaborativo WSI Marketing na Internet