De todas as experiências e lugares que pude conhecer morando na Europa algo que vou recordar com imensa gratidão foi ter feito parte da equipe digital do SocialBakers por 1 semana, produzindo conteúdo para o evento anual que acontece na cidade de Praga na República-Checa o #Engage2016

Com certeza ter trabalhado esse tempo com essa equipe com certeza está na minha lista de coisas que participei que além de grato sempre ficarei orgulhoso em dizer, pois de longe essa foi uma das experiências mais marcantes na minha carreira de Publicitário até hoje.

Minha mesa nos dias de Engage 2016 no escritório do SocialBakers
Minha mesa nos dias de Engage 2016 no escritório do SocialBakers

Desde o primeiro contato com colaboradores da empresa já pude perceber que o ambiente e atmosfera da empresa era de pessoas com a mente aberta e acima de tudo, que respiram inovação e criatividade.

Recepção do escritório do SocialBakers em Praga na República Checa
Recepção do escritório do SocialBakers em Praga na República Checa

Treinamento

Como em todo evento grande pude perceber que a maior preocupação por parte da produção era com o treinamento de cada membro envolvido, sejam eles do menor ao maior nível hierárquico, todos possuíram treinamento e foram muito bem treinados a respeito de suas atividades que precisavam ser desempenhadas nos dias de evento que foram 3.

Logo no primeiro dia de treinamento fui surpreendido por inúmeras pessoas me perguntando a respeito do Brasil e o que me fazia vir de tão longe participar de um evento de Marketing Digital em Praga, mal sabiam eles que já conhecia e acompanhava o SocialBakers há um tempo, tempo inclusive suficiente pra conhecer e saber do potencial gigante que a empresa tem e a importância dela para o cenário digital mundial.

Dia do treinamento oficial para trabalhar no Engage 2016 no escritório do SocialBakers.
Dia do treinamento oficial para trabalhar no Engage 2016 no escritório do SocialBakers.

Escritório do SocialBakers

Um office que fale a linguagem da empresa e que inspire seus colaboradores, essa foi a impressão que tive da empresa assim que pisei o meu pé no primeiro dia.

Workshop acontecendo em um dos principais espaços de coworking no escritório do SocialBakers
Workshop acontecendo em um dos principais espaços de coworking no escritório do SocialBakers

Detalhe especial para cada uma das salas de reunião, fiquei simplesmente apaixonado por tamanha criatividade e capricho ao escolher os temas e propósitos, isso porque cada sala de reunião é representada por uma rede social diferente, por exemplo: no escritório encontramos sala Facebook, Twitter, Linkedin e por aí vai.

Sem contar nos inúmeros espaços com pufs e banquinhos espalhados pelo escritório possibilitando a mobilidade e liberdade criativa de se trabalhar onde quiser fortalecendo a ideia de que nem sempre precisamos de uma mesa fixa diariamente, com certeza um local onde a inspiração no dia a dia é algo não tão difícil de acontecer, pois você pode ter inúmeros “locais diferentes de trabalho” em um único dia.

Primeiro dia de produção de conteúdo

Minha principal atividade durante do #Engage2016 foi produzir conteúdo em vídeo para os canais digitais do SocialBakers, o que me possibilitou também ver o evento e os bastidores por um ângulo que pouca gente teve acesso ou não percebeu por estar tão ocupados, e um dos momentos que sempre irei lembrar e recordar com imensa alegria foi no meu segundo dia na cidade onde eu e meu colega de tarefa Jakub ( que trabalha como produtor de conteúdo para o SocialBakers ) fomos em uma montanha bem alta que fica um pouco fora do centro da cidade, para fazer algumas imagens para um vídeo de apresentação da cidade.

Lugar inesquecível que é possível ver toda a cidade de Praga
Lugar inesquecível que é possível ver toda a cidade de Praga

Oportunidade essa que se não fosse por conta do job específico em produzir algumas imagens em vídeo sobre a cidade, dificilmente conheceria esse lugar mágico.

Claro que depois de um longo período trabalhando debaixo de um sol que eu particularmente estava com saudade, conseguimos produzir um vídeo que me orgulho bastante e que conseguimos fazer há tempo antes do evento principal, o resultado você confere ai em baixo:

Uma outra experiência incrível foi trabalhar com pequenos vídeo de imersão em primeira pessoa com a GoPro, dando a impressão de como se o usuário estivesse participando do dia a dia do evento, confesso que ao mesmo tempo essa ação foi engraçada pois precisei andar diversas horas com a GoPro presa em um acessório para a cabeça, interagindo com as pessoas, os resultados você confere aqui:

Recebendo palestrantes no aeroporto internacional

Claro que durante toda a conferência tínhamos diversas tarefas para serem cumpridas e que nem sempre estavam aliadas a nossas competências profissionais e a que mais me marcou foi receber os palestrantes internacionais no aeroporto.

Na oportunidade pude conhecer Ryan A Bell fundador do Periscope Summit, Ben Maher Diretor Executivo da Mashable, Pierpaolo Maniglio Líder Global da Reuters e Daniel Fellows diretor da Life Works, momento único e marcante pra mim.

O grande dia: O evento principal

Chegou o tão sonhado dia, o coração batia mais forte e a experiência de conversar com diversos profissionais do mundo todo só aumentava minha ansiedade em assistir as palestras e produzir conteúdo naqueles 3 dias que estavam sendo incríveis até então.

Palco principal do Engage 2016
Palco principal do Engage 2016

Cada pessoa estava responsável por um canal/ferramenta no dia do evento, um com a transmissão do You Tube, outro apenas por produzir Tweets, outra apenas por publicar o conteúdo criado e uma pessoa apenas para responder e interagir de forma manual com todas as interações no Twitter tornando a interação mais humanizada possível, uaaau que experiência e engajamento essa equipe teve, me lembro de passar algumas horas sentados na mesa de backstage logo atrás do palco olhando todo o evento acontecer, foi mágica essa experiência.

QG especial para a equipe de marketing e produção de conteúdo durante o evento principal
QG especial para a equipe de marketing e produção de conteúdo durante o evento principal

Durante o intervalo no coffee break foi interessante ver a repercussão da presença do YouTuber Alfie Deyes no evento e a atenção que ele dava pra cada um que fosse tirar uma selfie com ele, no Brasil ele não é tão conhecido porém na Europa ele é um fenômeno.

Fãs tirando foto com o YouTuber Alfie Deyes
Fãs tirando foto com o YouTuber Alfie Deyes

Workshops

Grande destaque durante os dias de evento também foram os diversos Workshops que transformaram o escritório do SocialBakers em uma verdadeira escola de inovacão e criatividade digital por 2 dias.

Workshops esses com diversos assuntos interessantes do mundo digital, voltados para economia criativa, empreendedorismo, métricas, relações públicas e inovação.

Equipe

Claro que em todo e qualquer evento ninguém trabalha sozinho, cada pessoa teve seu papel fundamental para fazer desse um evento especial que vou guardar na memória como um dos melhores em termos de crescimento profissional e da grande oportunidade de aumentar meu ciclo de amizades. Obrigado a cada um de vocês que de alguma forma tornou essa experiência especial: I really appreciated this guys ; )

Equipe de voluntários que trabalharam durante os dias do evento no SocialBakers
Equipe de voluntários que trabalharam durante os dias do evento no SocialBakers

Que a vida é feita de experiências estamos cansados de saber e ninguém melhor do que eu pra falar delas aqui pra vocês pois sou até mesmo suspeito em falar pois sou apaixonado por essa palavra.

Ter trabalhado esses dias com essa equipe tão especial deu um significado diferente morando fora, ter passado 7 dias respirando do universo digital com tantas outras pessoas diferentes de mim me fez ver o mundo com outros olhos e ter a certeza de que quando amamos o que fazemos não existe fracasso pois ele está fora de cogitação.

Com certeza SocialBakers é uma empresa pra ficar no meu coração e claro que na hora de ir embora fiz questão de dizer que aquilo não era um “adeus” mas sim um “até logo”, até mesmo porque ninguém sabe o dia de amanhã 😉