Preconceito é o maior obstáculo para as crianças com Síndrome de Down

Criança é essa coisinha maravilhosa que corre, faz arte, pula na lama logo depois de ter tomado banho, faz amizades facilmente, fala o que pensa, pergunta sobre tudo e enche a nossa vida de alegria. Mas e se a criança tem Síndrome de Down, o que muda? Muda que Nada.

A grande barreira que as crianças com Down enfrentam é o preconceito das pessoas. A ONG Comunidownde, criada pela empresária Carolina Craveiro, busca desmistificar a síndrome, deixando claro que ela não impede em nada que a criança tenha uma vida como qualquer outra.

A partir disso, a nova campanha da ONG Comunidownde, criada pela AMP, é estrelada por crianças com Down. Rodrigo Almeida, Diretor-geral de ciração da agência, explica o conceito: “todas as peças se dividem em dois momentos. Primeiro, o emocional, usando o preconceito de quem vê a peça. E o segundo, a razão, quebrando a expectativa do público, e dizendo que a doença não é a Síndrome, mas o preconceito. E assim, convidamos as pessoas a mudarem os seus olhares e usarem a hashtag #EuNãoVejoDiferença”.

síndrome de down 1

síndrome de down 2

A campanha conta com três filmes, anúncios para jornais e revistas, outdoors, mídia indoor, peças para internet, camisetas, canecas e uma música composta exclusivamente para a ONG.

Confesso que meus olhos se encheram de lágrimas ao ver essa campanha. O olhar delicado das peças e o tapa na cara que elas nos proporcionam, me fizeram repensar um conceito que já temos estabelecido desde sempre. Um verdadeiro convite para olharmos além da síndrome, sem apontar as diferenças.

Ficha técnica

Cliente: Comunidownde
Agência: AMP Propaganda
Direção de Criação: Rodrigo Almeida e Albino Camargo
Criação: Rodrigo Almeida, Albino Camargo, Raphael e André Aguiar
Planejamento: Thiago Pinheiro
Atendimento: Liza Ziller, Lara Falluh
Mídia: Laura Tavares
RTV: Eunice Marquez
Produção Gráfica: Lindomar Alves
Produtora de vídeo: Sanfona Filmes
Direção: Thiago Moreira
Finalização: Alfredo Valtier
Produtora de áudio: Saxsofunny
Direção de áudio: Sérgio Fouad
Aprovação: Carolina Craveiro