Somos, por natureza, curiosos. O uso dessa característica para alertar para um problema que ocorre diariamente, na maioria das vezes, silenciosamente, funcionou muito bem em um post da Bela Gil em sua página no facebook.
A mensagem, na verdade, é uma referência ao que observa-se com frequência em casos de violência doméstica: histórias inventadas para as marcas da agressão pelo medo da denúncia.
Ao observar o uso do recurso “editado” percebe-se o recado original, que acaba sendo um complemento à mensagem: É isso que você deve fazer sempre: reparou alguma coisa estranha, procure saber mais. Muitas vezes, uma maçaneta da porta é um marido agressivo e a vítima não tem coragem de dizer. Viu sinais de agressão? Denuncie. Faz um 180 e dê uma virada nessa realidade. Disque-Denúncia – 180.
O uso inteligente – e inusitado – do histórico de edições do facebook é o que chama a atenção para o post da Bela Gil e faz brilhar os olhinhos dos criativos. Mensagem simples e objetiva. Parabéns (e obrigada) Bela Gil <3
UPDATE
Várias outras celebridades aderiram à campanha, que começou nesta segunda-feira \o/ Todas com a mesma mensagem de conscientização ao abrir o histórico de edições da publicação.
Aproveitando o embalo da campanha, o perfil do ex-presidente Lula, também fez uma ação em sua página do facebook. Neste caso, voltando a atenção ao dia 1º de setembro deste ano, data em que será inaugurado o acervo do Memorial da Democracia, registro histórico das lutas do povo brasileiro pela democracia.