Somos, por natureza, curiosos. O uso dessa característica para alertar para um problema que ocorre diariamente, na maioria das vezes, silenciosamente, funcionou muito bem em um post da Bela Gil em sua página no facebook.

bela gil

A mensagem, na verdade, é uma referência ao que observa-se com frequência em casos de violência doméstica: histórias inventadas para as marcas da agressão pelo medo da denúncia.

Ao observar o uso do recurso “editado” percebe-se o recado original, que acaba sendo um complemento à mensagem: É isso que você deve fazer sempre: reparou alguma coisa estranha, procure saber mais. Muitas vezes, uma maçaneta da porta é um marido agressivo e a vítima não tem coragem de dizer. Viu sinais de agressão? Denuncie. Faz um 180 e dê uma virada nessa realidade. Disque-Denúncia – 180.

bela gil2

O uso inteligente – e inusitado – do histórico de edições do facebook é o que chama a atenção para o post da Bela Gil e faz brilhar os olhinhos dos criativos. Mensagem simples e objetiva. Parabéns (e obrigada) Bela Gil <3

 

UPDATE

Várias outras celebridades aderiram à campanha, que começou nesta segunda-feira \o/ Todas com a mesma mensagem de conscientização ao abrir o histórico de edições da publicação.

preta gil

Aproveitando o embalo da campanha, o perfil do ex-presidente Lula, também fez uma ação em sua página do facebook. Neste caso, voltando a atenção ao dia 1º de setembro deste ano, data em que será inaugurado o acervo do Memorial da Democracia, registro histórico das lutas do povo brasileiro pela democracia.

lula