Vocês já devem ter ouvido/visto por aí que a regra dos 20% das publicações no Facebook caíram e digo que é: verdade.

Mas não é uma queda total nem algo pra comemorar, apenas aquele sorriso de canto de boca. Isso porque Mark não é de todo bom, mas também não é bobo (ah vá).

A verdade é que o Facebook derrubou a regra de 20% mas colocou novas regras, que vão afetar a entrega das publicações conforme a quantidade de texto, para manter boas publicações dentro da rede. Ah é? é.

Ele agora passa a ranquear a entrega de posts seguindo a mesma lógica da porcentagem. Ou seja, o Facebook ainda prefere imagens com pouco ou nenhum texto, visando a experiência do usuário dentro da rede.

O Facebook vai permitir que o seu anúncio veicule com mais de 20%, mas quanto mais texto ele tiver menor será a entrega aos usuários. Isso pode ser visualizado a partir da ferramenta de anúncios que a rede já disponibiliza para verificar a quantidade de texto.

Como eu vou saber se minha peça tem muito texto e o quanto serei prejudicado? Quando sobe a imagem na ferramenta o Facebook já acusa se tem muito texto ou não e qual será o nível de entrega da publicação. Tudo automatizado.Mas por que o Facebook fez isso? É fato que cada vez mais pequenos estabelecimentos querem anunciar no Facebook e nem sempre eles possuem um profissional ou agência que faça um bom layout ou conteúdo. Só que o Facebook vive de receita e se o pequeno não consegue anunciar, essa é uma parcela de grana que deixa de entrar. Viu, que o menino Mark não é de todo bom?

Então pode utilizar mais de 20%, mas é aquela coisa né, sua performance pode não ser tão boa quanto seria se estivesse dentro do que o Facebook considera o ideal.