Quando vivemos em épocas delicadas, precisamos revisar conceitos, análises, objetivos.

No e-commerce não é diferente. Apesar da crise ter ter gerado oportunidades para que o e-commerce se tornasse um dos principais aliados para os consumidores (o faturamento do comércio eletrônico cresceu 15,3% em 2015, segundo o e-bit), uma vez que os consumidores já compreendem claramente que a Internet permite uma rápida e eficiente comparação de preços e, consequentemente, uma compra com melhor custo-benefício, na maioria das vezes, houve impacto nas grandes empresas dessa área, trazendo uma mudança no comportamentos dos profissionais.

Desse modo, me dei a liberdade de listar os 5 KPI’s que mais tenho analisado. Deixo aqui como dica para você analisar e acompanhar, nesse ano mais restrito para o varejo.

1 – Taxa de conversão

É a métrica principal na análise de dados nesse período. O que diminuiu no consumidor brasileiro foi o poder de compra, não o interesse. Os potenciais clientes continuam acessando as lojas virtuais, navegando, pesquisando. Uma queda na taxa de conversão, com manutenção das visitas, podem indicar que seus preços estão elevados em comparação com o mercado. Fique atento à essas informações, ela podem dar insights para que você avalie sua política de preços. Já pensou em reduzir o markup dos produtos que tiveram quedas nas vendas e compensar em acessórios?

2 – Ticket Médio

Ainda falando sobre o poder de compra do consumidor, o ticket médio nessa época de crise tende a cair. Assim, podemos avaliar produtos similares com preços inferiores que tiveram aumento de procura e de vendas, cruzando com o contrário para produtos com preços elevados. Por exemplo, em uma empresa que faz 50 pedidos/dia, um ticket médio de R$80,00 que pula para R$100 representa um acréscimo de R$30.000,00 ao final de 30 dias.

3 – CPA de mídia

Esqueça o ROI. Nesses tempos em que todo esforço tem que ser efetivo e bem planejado, é preciso focar no quanto você gasta (tanto em dinheiro quanto em esforço) para conseguir um pedido. Nem sempre aquilo que te traz o maior retorno é o que é mais lucrativo. Você precisa avaliar as mídias que te trazem mais efetividade, gastando pouco pra ter um resultado mais rentável.

4 – CTR do e-mail

Se você trabalha com estratégias e-mail marketing, precisa ficar mais atento ainda ao CTR de suas campanhas. Querendo fazer receita com poucas vendas, muitas lojas começam a anunciar produtos mais caros em suas peças, esquecendo que o poder de compra do brasileiro está menor. Portanto, use suas peças de e-mail marketing para divulgar produtos que tenham belos descontos e que sejam atrativo, para o cliente entender que sua loja tem preços competitivos.

5 – Seu plano de negócios

As quatro dicas acima podem dar uma alavancada nas vendas, mas sabemos que o mercado não está favorável. Aproveite essa época para repensar sua estratégia de marketing e definir novos rumos e metas. Sempre é bom inovar.

Essas foram dicas simples, mas que grande parte dos executivos e dos profissionais de marketing não prestam atenção. Fique atento para não ser surpreendido ao final desse ano.